Santo e Homem - O Papa João Paulo IIDANIELLE em surdina, langsamPaciano Rizal - O Herói que Falta na LunetaPacotes de Enfermagem

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Curiosidades João Guimarães Rosa

Inspiração dos poetas do livro CONTEMPOEMIDADE – olhares sobre o espaço que nos cerca.


Guimarães Rosa é um grande escritor brasileiro, que deixou seu estilo e sua marca em todos aqueles que leram algumas de suas histórias.


Foi um homem memorável...
Mas além de suas obras, você conhece suas realizações, seus gostos e curiosidades de sua vida?

Veja a seguir um pouco de sua história.

- Nasceu em 1908, na cidade de Cordisburgo (MG).

- Formado em Medicina, exerceu esta profissão até 1934.

- Poliglota, dominava o português, o francês, o alemão, o inglês, o espanhol, o italiano e alguma coisa do russo.

- Foi para o Rio de Janeiro para prestar concurso para trabalhar no Itamarati. Foi aprovado para o Mistério do Exterior.

- Em 1938 foi nomeado Cônsul Adjunto de Hamburgo e partiu para a Alemanha.

- Também em 1938, Rosa participa de um concurso com dois contos, que agradou aos jurados, sendo que um deles era Graciliano Ramos.

- Durante a 2° Guerra Mundial trabalhou como diplomata em vários países, ajudando e favorecendo a fuga de judeus dando para estes vistos para o Brasil.

- Em 1952 participou de uma viagem pelo sertão de Minas Gerais que durou 10 dias. Em um percurso de 10 léguas, acompanhou um grupo de vaqueiros que estavam levando uma boiada de uma fazenda à outra. Fez muitas anotações detalhadas sobre o povo sertanejo, a flora e fauna. Tais anotações foram reinventadas em sua literatura.

- 1956. Suas anotações sobre o povo sertanejo deram vida a sua obra-prima, “Grande Sertão: veredas”. No mesmo ano publicou o conto “Corpo de Baile”. As duas publicações renderam o seu reconhecimento literário.

- Em 1958 foi também Ministro do Brasil e chefe do Serviço de Demarcação de Fronteiras, onde tratou de dois casos bem críticos: o do Pico da Neblina e das Sete Quedas.

- Em agosto de 1963 foi eleito por unanimidade para integrar a Academia Brasileira de Letras, mas preferiu adiar a cerimonia com medo de morrer de emoção.

- Em 1967 assumiu a cadeira dois na Academia e três dias depois veio a falecer.


- Em 1985 Israel homenageia o diplomata e sua mulher pela ajuda na época da 2° Guerra Mundial, com a mais alta distinção que os judeus prestam a estrangeiros: um bosque que fica ao longo das encostas de Jerusalém recebe o nome do casal. 

4 comentários :

Coloque aqui seu comentário sobre esta matéria. Ao terminar , escreva também , seu nome e e-mail para que possamos entrar em contato. Abraços.