Santo e Homem - O Papa João Paulo IIDANIELLE em surdina, langsamPaciano Rizal - O Herói que Falta na LunetaPacotes de Enfermagem

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mestres do Renascimento no CCBB

Considerado um dos principais movimentos artísticos da história da arte, o Renascimento ou Renascença se intensificou durante os séculos XV e XVI com a produção artística e científica.


Até dia 23 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a Mostra inédita “Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas”. Apresentando obras de artistas Rafael Sanzio, Ticiano, Sandro Botticelli, Michelangelo Buonarroti, entre outros grandes mestres desse que é considerado um dos mais influentes movimentos artísticos da história, marcada pela revalorização da cultura clássica dos séculos 15 e 16.

Ocupando quatro andares do prédio do CCBB SP, a mostra conta com obras públicas e privadas, pinturas e arquitetura.

A exposição tem curadoria de Cristina Acidini e Alessandro Delpriori.


 Cristo Benedicente de Rafael e Morte di Lucrezia de Giovanni Bazzi

Sobre o movimento

Os governantes e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época e com o grande desenvolvimento do comércio no período, a Península Itálica ficou conhecida como o berço do Renascimento, tendo grande produção em cidades como Veneza, Florença e Gênova.

Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), no Renascimento o homem passa a ser o principal personagem. A razão e a natureza passam a ser valorizadas com maior intensidade. A inteligência, o conhecimento e o dom artísticos passam a ser as qualidades mais valorizadas no ser humano.

No campo das artes, o Sorriso de Monalisa de Leonardo da Vinci é uma das obras mais conhecidas do movimento. Na parte cientifica, a revolução da impressão com a invenção da prensa móvel feita pelo inventor alemão Gutenberg, revoluciona o sistema de produção de livros.

Informações:
 De 13 de julho a 23 de setembro de 2013  
 Horário: quarta a segunda das 10h às 22h
 Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Subsolo, 1º, 2º, 3º e 4º andares | Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Imagens: Meio e Mensagem

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário sobre esta matéria. Ao terminar , escreva também , seu nome e e-mail para que possamos entrar em contato. Abraços.