Santo e Homem - O Papa João Paulo IIDANIELLE em surdina, langsamPaciano Rizal - O Herói que Falta na LunetaPacotes de Enfermagem

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Anna Akhmátova

Poeta singular e pouco conhecida no Brasil, Anna deixou um grande legado com sua poesia intimista, que se entrecruza com sua experiência de vida.


Anna Akhmátova nasceu Anna Andreebna Gorenko


Natural de Odessa na Ucrânia nasceu em 1889 quando seu país ainda fazia parte do Império Russo.

Iniciou sua carreira em uma época em que as mulheres ainda não tinham sua independência, foi perseguida durante o stalinismo, sua irmã Irina morre aos 27 anos em 1906, deixando uma enorme dor em Anna, além disso, teve seu primeiro marido morto, o segundo assassinado em um campo de concentração durante a II Guerra Mundial, e seu filho do primeiro casamento preso por mais de 10 anos entre as décadas 30 e 50.
foto.

Nikolai Sumilyov, primeiro marido de Anna. Com seu segundo marido Nikolai Nikolaevitch Punin. Seu filho Liev Nikolaevitch Sumilyov.

Anna fez com seus poemas fossem reconhecidos como os escritos por algum homem, devido a qualidade de seu trabalho. Foi e ainda é uma grande inspiração para as mulheres.

Mesmo com tantas acontecimentos drásticos em sua vida, se submeteu à censura, à perseguição e ao silencio, fazendo com que muitas de suas obras não fossem publicadas durante sua vida (só tornaram–se públicas duas décadas após sua morte).

 Uma de suas maiores obras onde está refletida sua experiência como mulher, mãe e até mesmo inimiga do povo é “Réquiem”, composto por vários pequenos poemas.

Trecho de Réquiem:

Não, não foi sob um céu estrangeiro,

Nem ao abrigo de asas estrangeiras
Eu estava bem no meio de meu povo,

Lá onde meu povo infelizmente estava.



Separamos mais três lindos poemas desta grande mulher, traduzidos por Lauro Coelho Machado:

Primeira canção (1956)

"O mistério de um não-encontro
tem desolados triunfos:
frases não-ditas,
palavras silenciadas,
olhares que não se cruzaram
nem souberam onde repousar -
só as lágrimas se alegram
por poderem livremente correr.
Um roseiral perto de Moscou
- ai meu Deus! - teve tanto a ver com tudo isso...
E a tudo isso chamaremos
de amor imortal."

No lugar de uma dedicatória (1963)

"Ando sobre as ondas  e me escondo na floresta,
sou esboçada no puro esmalte do céu.
A separação talvez não seja tão difícil,
mas um encontro contigo mal é suportável."

Canção de despedida (1959)

"Não ri e não cantei:
fiquei o dia inteiro calada.
Mais do que tudo queria estar contigo
de novo, desde o começo.
Irrefletida primeira briga,
absoluto e claro delírio;
silenciosa, insensível, rápida,
nossa última refeição."

Para quem quiser conhecer mais sobre poeta, leio o livro Anna, a voz da Rússia de Lauro Coelho Machado – um grande sucesso da editora Algol.


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Onde assistir música clássica em São Paulo

Em meio a tantos ritmos novos, casas de shows e barzinhos, o espaço para a música clássica vem se reduzindo e parece que fica difícil saber onde ir para prestigiar este tão antigo, mas ao mesmo tempo tão atual estilo musical.

Separamos alguns nomes em São Paulo para você não perder mais nenhum espetáculo.

THEATRO SÃO PEDRO

Inaugurado em 1917, é um dos poucos remanescentes ativos de uma geração de casas de espetáculo que floresceram entre o final do século XIX e o início do século XX.

Ainda para este ano, a casa terá em novembro uma obra inédita, composta especialmente para esta ocasião, O Menino e a Liberdade, de Ronaldo Miranda com libreto de Jorge Coli sobre texto de Paulo Bonfim, como uma contribuição para o esforço de afastar de vez a ideia de que ópera é uma linguagem que parou no tempo, não tendo espaço na vida cultural de hoje em dia.

Em dezembro é hora de homenagear o bicentenário de Giuseppe Verdi, o grande mestre italiano, com Falstaff para fechar a temporada com sua única obra cômica, e achamos que ela se encaixa com precisão nas proporções desta casa.



Para mais informações: http://www.theatrosaopedro.org.br/

SALA SÃO PAULO

O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País.

Além da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo-  a Sala São Paulo conta também com apresentações da OSUS – Orquestra Sinfônica da USP, vale muito a pena estar sempre de olha na agenda da casa.





THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal que ficou um tempo fechado para sua terceira e mais completa reforma, nos traz uma programação incrível, entre Operas, Orquestras e Balés.




quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Passeio para o paladar.

Muito comum em grandes metrópoles fora do país, São Paulo ganha tours monitorados para degustação entre restaurantes, bares e docerias.

Sampa Beer Tour
Ótima oportunidade para quem gosta de conhecer novos sabores da bebida. 


Todos os participantes vão para um ponto de encontro, pegam uma van e em cinco horas de passeio, visitam 4 bares experimentando vários tipos de cerveja guiados por um beer somelier (especialista em cervejas).
São 12 rótulos de cerveja harmonizados com petiscos, para não correr o risco de sair da linha.
É preciso agendar o passeio.



 Informações:
Aos sábados a partir das 12h.
Preço: R$ 165,00.

Sweet Flavor Tour
Tem o mesmo estilo do Sampa Beer Tour, mas ao invés da degustação de cervejas os participantes conhecem seis docerias famosas na cidade.
O ponto de encontro e primeiro local de degustação é a Maria Brigadeiro, no Jardins, com uma variedade enorme do famoso brigadeiro de festa.
São três horas de passeio guiado. Além da degustação é possível observar a confecção dos doces.
É preciso agendar o passeio.


Informações:
As sexta e sábados
Reservas: www.savorsaopaulo.com.br ou (11) 99389.4491

Preço: R$40,00 + taxa de conveniência do site ingresse.com.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mestres do Renascimento no CCBB

Considerado um dos principais movimentos artísticos da história da arte, o Renascimento ou Renascença se intensificou durante os séculos XV e XVI com a produção artística e científica.


Até dia 23 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a Mostra inédita “Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas”. Apresentando obras de artistas Rafael Sanzio, Ticiano, Sandro Botticelli, Michelangelo Buonarroti, entre outros grandes mestres desse que é considerado um dos mais influentes movimentos artísticos da história, marcada pela revalorização da cultura clássica dos séculos 15 e 16.

Ocupando quatro andares do prédio do CCBB SP, a mostra conta com obras públicas e privadas, pinturas e arquitetura.

A exposição tem curadoria de Cristina Acidini e Alessandro Delpriori.


 Cristo Benedicente de Rafael e Morte di Lucrezia de Giovanni Bazzi

Sobre o movimento

Os governantes e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época e com o grande desenvolvimento do comércio no período, a Península Itálica ficou conhecida como o berço do Renascimento, tendo grande produção em cidades como Veneza, Florença e Gênova.

Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), no Renascimento o homem passa a ser o principal personagem. A razão e a natureza passam a ser valorizadas com maior intensidade. A inteligência, o conhecimento e o dom artísticos passam a ser as qualidades mais valorizadas no ser humano.

No campo das artes, o Sorriso de Monalisa de Leonardo da Vinci é uma das obras mais conhecidas do movimento. Na parte cientifica, a revolução da impressão com a invenção da prensa móvel feita pelo inventor alemão Gutenberg, revoluciona o sistema de produção de livros.

Informações:
 De 13 de julho a 23 de setembro de 2013  
 Horário: quarta a segunda das 10h às 22h
 Local: Centro Cultural Banco do Brasil - Subsolo, 1º, 2º, 3º e 4º andares | Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Imagens: Meio e Mensagem

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Curiosidades João Guimarães Rosa

Inspiração dos poetas do livro CONTEMPOEMIDADE – olhares sobre o espaço que nos cerca.


Guimarães Rosa é um grande escritor brasileiro, que deixou seu estilo e sua marca em todos aqueles que leram algumas de suas histórias.


Foi um homem memorável...
Mas além de suas obras, você conhece suas realizações, seus gostos e curiosidades de sua vida?

Veja a seguir um pouco de sua história.

- Nasceu em 1908, na cidade de Cordisburgo (MG).

- Formado em Medicina, exerceu esta profissão até 1934.

- Poliglota, dominava o português, o francês, o alemão, o inglês, o espanhol, o italiano e alguma coisa do russo.

- Foi para o Rio de Janeiro para prestar concurso para trabalhar no Itamarati. Foi aprovado para o Mistério do Exterior.

- Em 1938 foi nomeado Cônsul Adjunto de Hamburgo e partiu para a Alemanha.

- Também em 1938, Rosa participa de um concurso com dois contos, que agradou aos jurados, sendo que um deles era Graciliano Ramos.

- Durante a 2° Guerra Mundial trabalhou como diplomata em vários países, ajudando e favorecendo a fuga de judeus dando para estes vistos para o Brasil.

- Em 1952 participou de uma viagem pelo sertão de Minas Gerais que durou 10 dias. Em um percurso de 10 léguas, acompanhou um grupo de vaqueiros que estavam levando uma boiada de uma fazenda à outra. Fez muitas anotações detalhadas sobre o povo sertanejo, a flora e fauna. Tais anotações foram reinventadas em sua literatura.

- 1956. Suas anotações sobre o povo sertanejo deram vida a sua obra-prima, “Grande Sertão: veredas”. No mesmo ano publicou o conto “Corpo de Baile”. As duas publicações renderam o seu reconhecimento literário.

- Em 1958 foi também Ministro do Brasil e chefe do Serviço de Demarcação de Fronteiras, onde tratou de dois casos bem críticos: o do Pico da Neblina e das Sete Quedas.

- Em agosto de 1963 foi eleito por unanimidade para integrar a Academia Brasileira de Letras, mas preferiu adiar a cerimonia com medo de morrer de emoção.

- Em 1967 assumiu a cadeira dois na Academia e três dias depois veio a falecer.


- Em 1985 Israel homenageia o diplomata e sua mulher pela ajuda na época da 2° Guerra Mundial, com a mais alta distinção que os judeus prestam a estrangeiros: um bosque que fica ao longo das encostas de Jerusalém recebe o nome do casal. 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Entrevista de Lino Zani para Rede Canção Nova

Vejam a matéria da Rede Canção Nova sobre o livro Santo  e Homem – o Papa João Paulo II  da editora Algol e sobre a entrevista feita com o autor do livro,  Lino Zani, em sua passagem pelo Brasil.  

A emissora gravou a reportagem durante a Noite de Autógrafos na livraria Cultura em São Paulo.

http://www.webtvcn.com/canal/noticias/joao_pauloi_27_08_13
 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Danielle em surdina, Langsm – Os personagens da obra

Uma estória deliciosa onde o narrador Mathias Emmanuel de Oliveira nos envolve, fazendo uma viagem incrível pela sua vida na década de 30.

Mathias, personagem principal na história, é amante da música e do cinema.

Morava com a mãe Anna em um chalé de madeira, único bem que seu pai deixou para os dois, na Companhia das Docas de Santos, bairro operário de Santos.

Aos sete anos começou a fazer aulas de piano e a estudar alemão, mas muitas vezes faltava a aula para ir ao cinema.

Com 14 anos já tocava piano para ganhar uns trocados no bar São Petersburgo. 

Lá conheceu Wladimir Slominsky que ele chamava de Wlado e seu irmão Gleb, dois russos foragidos do consumismo. Tocando no bar também conheceu Fack Fortner, jovem americano que era Imediato em um navio, e muitas vezes, comprava de Jack alguns discos difíceis de achar no Brasil.

Foi neste mesmo bar que Mathias também conheceu Daniel que seria seu grande amigo. Daniel se dava muito bem com os mais velhos, pois era muito adulto para sua idade.

Neste cenário, Mathias conheceu Danielle... ele tinha 14 anos e ela somente 12.


Começa aí uma linda história de amor. Quer conhecer o final, leia o... 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Noite de Autógrafos com Lino Zani


Convidamos a todos para a Sessão de Autógrafos com o autor do livro Santo e Homem - O Papa João Paulo II de Lino Zani.

Segunda - feira, 26 de agosto, das 18h30 às 21h30 na Livraria Cultura - Conjunto Nacional.
Térreo da loja principal - Av. Paulista, 2073  -Bela Vista
Estacionamento disponível no próprio Conjunto Nacional, entrada pela rua Padre João Manuel, 100.



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Entrevista com Cardeal Dom João de Aviz


Assista a entrevista que a  editora Algol realizou com o Cardeal Dom João Braz de Aziz  em sua passagem por São Paulo. 


 Na ocasião o Cardeal falou sobre o livro  Santo e Homem – João Paulo II e também sobre o Movimento dos  Focolares.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Agenda cultural Agosto

Selecionamos algumas dicas culturais para ninguém ficar parado em agosto.

Teatro:

TRÊS DIAS DE CHUVA

Uma comédia romântica onde todos os personagens se desdobram em dois papéis. Os períodos retratam duas gerações de uma família, recheada de segredos, em que os filhos não conseguem entender as atitudes dos pais no passado. A narrativa é dívida em dois atos, o primeiro se passa em 1995, e o segundo em 1960.

Um conflito familiar do passado cai nas mãos dos irmãos Walker, interpretado por Otávio Martins, e Anna, vivida por Carolina Ferraz, criando uma história de indignação e julgamentos. O problema se inicia na partilha da herança deixada pelo pai, onde o bem mais valioso não fica nem para Walker nem para Anna, mas sim para o filho do sócio, Pip, interpretado por Petrônio Gontijo.

A peça foi escrita em 1997 pelo norte-americano Richard Greenberg, com tradução e com direção de Jô Soares chega ao Brasil em sua primeira montagem.

Informações: Teatro Raul Cortez - Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Paralela à Av. 9 de Julho e a 300 metros da FGV - Bela Vista
De 26 de julho a 16 de dezembro
Sextas, às 21h30, sábados às 21h, e domingos às 19h
Para mais informações e bilheteria: http://www.teatroraulcortez.com.br

Música:

- A Orquestra Sinfônica da USP é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, foi fundada em 1975 e teve como primeiro regente o renomado compositor Camargo Gaurnieri.

Este mês a OSUSP apresenta Dame Evelyn Glennie, tendo como Regente Ricardo Bologna e a Solista Evelyn Glennie - Percussão (Reino Unido).

Confira o programa:

Richard Wagner (1813-1883) - Abertura da Ópera Os Mestres Cantores de Nurenberg (1867) - 10’
Christopher Rouse (1949) - Die gerettete Alberich: Fantasia para Percussão e Orquestra (1977) - 22’ 
~Intervalo~
Johannes Brahms (1833-1897) - Sinfonia nº 01 em Dó Menor, Op. 68 (1855-76) - 50’

Informações: Sala São Paulo - Praça Júlio Prestes, s/ nº - Fone: 11 3223-3966
Ingressos de R$ 13,00 a R$ 63,00 (inteira)
Para compra de ingressos: Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br - Fone: 11 4003-1212

- Quem gosta de uma boa musica no estilo R&B e eventos abertos, não pode perder a 11º edição do Bourbon Street Fest e a invasão de Nova Orleans que acontece em São Paulo.

O encontro reúne diferentes estilos da tradicional música de Nova Orleans, levando ao palco expoentes do jazz, blues, soul, zydeco e outros ritmos.

Entre alguns nomes confirmados para as apresentações da edição deste ano, estão artistas como Trombone Shorty, Soul Rebels, leroy Jones e Wanda Rouzan.

Informações: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10 – Ibirapuera
Nos dias 18/08 às 15:30 e 25/08 às 15:30.
Para mais informações acesse: http://www.bourbonstreetfest.com.br/

Exposições:

- O Pensionato Artístico Paulista na República Velha (1889-1930)

A exposição conta com 17 obras feitas entre 1889 e 1925, época em que alguns artistas que atuavam na capital paulista eram bolsistas do governo e em troca enviavam seus trabalhos a Pinacoteca.

Com curadoria de Ana Paula Nascimento, da equipe da Pinacoteca de São Paulo, a mostra conta com obras de Campos Ayres, Mario Villares Barbosa, Dario Villares Barbosa, Helena Ohashi, Marcelino Vélez, Oswaldo Pinheiro, Valle Júnior, Lopes de Leão e Túlio Mugnaini.

Informações: Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 Luz - Centro
Até 3 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h.
Os ingressos vão até R$ 6, e às quintas, e sábados, a entrada é gratuita.
Para mais informações acesse: www.pinacoteca.org.br

- Museu Catavento -  Aventura no sistema solar.

Para ir com as crianças, sozinho ou com os amigos, o Catavento Educacional e Cultural  é considerado um dos espaços mais bacanas da cidade, com mais de 250 instalações dedicadas a entreter e ensinar. 

Dentro de uma espécie de nave especial, como se fossem astronautas, os visitantes junto com os monitores-tenentes vão conhecer planetas do Sistema Solar, realizar missões por meio de jogos interativos, como a captação de energia e o reabastecimento de mantimentos da estação.

O roteiro da brincadeira e a estrutura tecnológica da nave foram criados pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-TEC), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Catavento.

A Aventura no sistema solar precisa ser agendada, de segunda a sexta.

Informações: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n - Brás 
De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada R$ 6,00, R$ 3,00 -crianças de 4 a 12 anos – entrada gratuita aos sábados e para crianças menores de 3 anos. Estacionamento R$ 10,00.
OBS: A bilheteria fecha uma hora antes.
Para mais informações acesse: http://www.cataventocultural.org.br/

terça-feira, 23 de julho de 2013

DICA CULTURAL.


 São Paulo tem uma agenda cultural recheada de opções. Shows, exposições, mostras e estreias fazem parte do dia-a-dia  da cidade.

Em meio a tantas alternativas, separamos 3 ótimas dicas para o próximo final de semana.

Rubem Braga – O fazendeiro do Ar

Para homenagear o centenário de nascimento de Rubem Braga, o Museu da Língua Portuguesa juntou textos, documentos, imagens e vídeos mostrando a produção e trajetória do cronista. Até 02 de setembro.

Informações: Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz.

Terça das 10h às 22h; quarta a domingo e feriados, 10h às 18h.
R$ 6,00, a bilheteria fecha às 17h.  Aos sábados entrada gratuita.

Ocupação Mário de Andrade

Por meio de painéis  e fotos o Itaú Cultural apresenta a série Ocupações, mostrando  o período que  Mario de Andrade trabalhou no Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, na década de 30. Até 28 de julho.

Informações: Itaú Cultural -  Av. Paulista, 149.

Terça a sexta, 9h às 20h: sábado, domingo e feriados, a partir das 11h. Entrada gratuita.

Angela Hewitt – especialista em Bach

Autoridade em Johann Sebastian Bash, já gravou a maior parte da produção do gênio alemão do piano. Na sexta-feira 26, Angela apresenta a Suíte Inglesa Nº6 em Ré Menor BWV 881 e a Fantasia Cromática e Fuga em Ré Menor BWV 903.

Para completar o programa o francês Maurice Ravel se apresenta com Valsas Nobres e Sentimentais e Le Tombeau de Couperin. 

Informações: Auditório Claudio Santoro - Av. Doutor Luís Arrobas Martins, 1880, Alto da Boa Vista. 

Dia 26 de julho, as 22h30 - R$ 50,00. A bilheteria abre as 12h da msma sexta ou através do site Ingresso Rápido, no telefone: 4003-6464 ou no endereço www.ingressorapido.com.br.

Boa semana a todos!